31 dezembro 2011

Milton dos Santos

Como falei de George Harrison, pelos dez anos de sua morte, por este mesmo motivo falo de Milton dos Santos. Morreu em 2001.
Ele era formado em Direito, porém estudou Geografia e se notabilizou mundialmente como geógrafo, sendo professor na Sorbonne.
Sei pouco dele, assisti a duas palestras e algumas entrevistas na tevê, era um cara lúcido, e uma grande inteligência. Com esses dois atributos, é certo que seria vítima da ditadura militar, passou mais de dez anos fora do Brasil depois de ficar preso. Conquistou vários prêmios internacionais e títulos de Doutor Honoris Causa, escreveu vários livros, dentre eles O Espaço Dividido, conhecido mundialmente como o melhor livro sobre urbanização de cidades da América Latina. Lecionou na USP e na UFRJ.
Um dos últimos grandes intelectuais brasileiros, eu o considero como sendo o único filósofo brasileiro, pois foi um grande pensador, com uma amplitude de visão digna de um filósofo.
Fica aqui minha homenagem ao Professor Doutor Milton dos Santos, talvez o maior pensador e intelectual brasileiro de todos os tempos.

0 comentários:

Postar um comentário