27 maio 2011

Brasil: relaxa e goza.

Toda vez que ouço o nome de nosso país me lembro do Henfil. Não por causa da rima Brasil-Henfil, mas pelo que ouvi ele dizer em um entrevista na tevê, na década de 1980: 'o Brasil é um desastre'. É verdade, pois a grande maioria dos problemas brasileiros têm suas causas anunciadas muito tempo antes de acontecerem, porém o "fatalismo desastroso" é o que permanece sempre. Eu poderia citar o exemplo de políticos notoriamente corruptos que se elegem continuadamente.
Talvez o leitor pense que vou dizer que o brasileiro almeja a corrupção, deseja privilégios e obter vantagens a qualquer custo pouco se importando com a ética. Que a corrupção assola todos os setores da vida nacional inclusive nos três poderes da república, mesmo nas esferas mais altas. Que na polícia e na política há corrupção, que a maioria dos empresários são corruptos, que a maioria dos sindicatos são corruptos, que as ongs são em sua maioria corruptas. Que nas cortes mais altas há magistrados corruptos. Mas não vou dizer nada disso porque sou pobre e nunca cometi crime algum o que me torna um forte candidato a ir para a cadeia.
E quase fui preso. Recebi uma intimação da delegacia de Caxias do Sul para 'prestar esclarecimentos', porque a Delegacia de Crimes Digitais de São Paulo havia mandado uma carta precatória para que eu fosse ouvido sobre um suposto crime cibernético. O que se imagina quando digo isso é que o tal crime seja aplicar golpe em alguma conta bancária, roubando senhas por meio de programas fraudulentos que se instalam nos computadores das vítimas. Nada disso. Tudo por causa da frase que ficou eternizada na voz de Marta Suplicy: RELAXA E GOZA.
No começo do ano de 2010, o site Terra noticiou que uma juíza federal, de São Paulo, havia dado habeas corpus a uns pobres banqueiros e empresários envolvidos em falcatruas. Pois bem, a coisa não para por aí, o advogado dos empresários e banqueiros e que entrou com o pedido de habeas corpus e que me acusou de difamar a juíza é quem? Surpresa! O MARIDO DA JUÍZA. Não é brincadeira. Talvez ela até despachasse do quarto do casal para dar mais celeridade aos processos judiciais.
Só por este motivo ela devia ter-se dado como impedida para julgar os pedidos de habeas corpus, mas não: aceitou os casos e deferiu todos pedidos de habeas corpus feitos pelo maridão. Coincidentemente todos os pedidos do maridão caíam sempre com a esposa juíza e ela os deferia. O maridão, advogado competente, ficou rico, mas isso é detalhe que não vem ao caso.
Abaixo da notícia, no Terra, há um espaço para comentários. Alguém, que não eu, deve ter tecido comentário sobre a honestidade da juíza e manifestado indignação pela situação do Brasil dos escândalos. Logo abaixo do comentário dessa pessoa, outra pessoa escreveu a frase criminosa: RELAXA E GOZA. Esta frase nem era dirigida à magistrada e nem ao marido advogado competente, mas ao comentarista indignado.
Veio a carta precatória que me acusava de ter pedido a alguém para relaxar e gozar. Perguntei-me: Marta Suplicy pode, outra pessoa não? Agora vem o pior: eu nunca havia lido aquela notícia e nem postado aquele comentário. Jamais soube da existência da magistrada e nem que era casada com causídico tão importante. Na delegacia me informaram que o advogado havia conseguido que outro juiz, talvez amigo do casal, autorizasse a quebra do sigilo dos IP de todos que fizeram comentários no Terra e ali estava meu IP e meu nome, porém o e-mail não era meu, era totalmente estranho.
Pessoas que trabalham na delegacia estavam indignadas com tanta perda de tempo. Alguém comentou que a polícia tem muita dificuldade para conseguir quebrar sigilo telefônico ou de internet de traficantes, assaltantes, ladrões de banco, pois os juízes são muito criteriosos, mas neste caso algum juiz julgou oportuno quebrar o sigilo de IP de todos os comentaristas indignados com o casal, ou dupla.
Ainda não entendi porque o advogado-marido-de-juíza ficou tão indignado e acusou os comentaristas de difamar a juíza, se aquilo era uma notícia publicada no site Terra e jornais da época, eu soube depois. Se é notícia, é pública. Acho que esse advogado nem é tão bom assim, porque se alguém difamou a esposa dele foi toda a imprensa, ele devia ter ingressado na justiça contra os jornais, tevês e sites de informação que deram a notícia. Quem fez comentários não criou ou inventou os fatos, pensando bem ele devia ter entrado na justiça contra si e contra a esposa, pois foram eles que criaram esses fatos.
Até hoje não sei porque meu nome e meu suposto IP, naquele dia, foram envolvidos nisso, pois o e-mail nem era meu e nem de pessoa que eu conheça.
Disseram-me que poderia entrar na justiça para interpelar o site Terra. Daí lembrei de uma causa que ganhei contra o Banco Central e desde 1995 se arrasta na justiça federal, devido aos vários recursos que o banco interpõe para que eu não receba o que me deve. Pensei, melhor não me meter com essa tal de justiça, no Brasil.
Está difícil relaxar e gozar sendo brasileiro, até mesmo com overdose de viagra.

28/05/2011

7 comentários:

Anônimo disse...

Tchê!!!!!

RELAXA E GOZA!!!!

SANDRO!!!!!

Anônimo disse...

Relaxar e gozar, no Brasil, somente políticos e altos funcionários da república que residem na ilha da fantasia chamada de brasília.

José Otavio Carlomagno

Anônimo disse...

Zé, se assim posso chamá-lo, o problema real não está na magistratura, não está nos três poderes nem mesmo cultura do povo em ver, ter ciência e esquecer das notícias de fraudes e eleger os mesmos políticos que roubam o seu dinheiro, pois sim, é mediante violência o que passa a ser roubo. RELAXA, no sentido mais amplo em que a palavra tem, é a que menos aplicação deveria existir. Em que pese concordar com seu texto, discordo do seu posicionamento quanto a sua atitude leviana, ou a falta dela em relação à sua intimaçao. Não apenas por estas, mas tais atitudes contribuem para o tal do RELAXA, ESQUEÇE, DEIXA DISSO, quando se toma uma atitude dessa, entendo que estamos diante, mesmo que implicitamente da concordância com o fato, que mesmo ínfimo lhe acarretou transtornos. A falta de atitude do povo brasileiro, é o que o tornou relaxado, acostumado com situações que não deveriam deixar de ser levada em consideração. Parabéns pelo blog! Exposição de opiniões e pensamentos servem sempre para meditarmos sobre os diversos fatos que ocorrem e oque podemos fazer em relação aos mesmos. Um abraço!

Diego / Jba-SC

Anônimo disse...

Oi, Diego,estou apenas ironizando o modo como funcionam as coisas no Brasil: estou me sentindo como Josef K. personagem central de O Processo de Kafka, que foi processado, condenado e preso sem saber o motivo.
Acho que essa frase Relaxa e Goza, na realidade é um paradoxo masculino. Marta Suplicy, apesar de sexóloga, entende pouco de sexualidade masculina, pois se entendesse teria dito Goza e Relaxa, todo que é assim que funciona, o contrário dá para dizer que é, pelo menos, muito difícil de acontecer.

José Otavio Carlomagno

Anônimo disse...

Zé, tudo bem, o espírito do texto está claro. Você tem razão em suas colocações. Resolvi conhecer a América do sul e então comecei pela Argentina, Chile, Bolivia e pretendo ir esse ano ou o próximo ao Equador e Venezuela. Bom, para encurtar o relato, peguei um protesto na Bolívia em que todas as classe representativas pararam e foram às ruas, a polícia não estava lá para acoar os manifestantes, e sim para proteger os transeuntes caso o protesto virasse violência. A pesar da falsa idéia que nos passam de ser um país atrasado, sua moeda realmente está enfraquecida, mas a cultura é muito forte, o quéchua lingua nativa andina, ainda predomina em alguns locais realmente civilizados. Claro, ta longe de ser desenvolvido, mas lá o povo não relaxa, e não se deixa ser "domesticado" por políticos ou política. A minha indignação é, e sempre será com relação ao relaxa, somos muito levianos, e essa cultura ainda deixamos que aqueles venham nos impor.

Diego

Anônimo disse...

Oi, Diego, a Bolívia manteve a cultura anterior à invasão espanhola porque a população é formada em sua maioria por descendentes do povo Inca. Essa população, por exmeplo, não quer a destruição da natureza, pois a história deles se formou ali desde sempre. O Brasil sempre foi fornecedor de matéria-prima para os países ricos e continua sendo, aqui o negócio é usurpar em prol de poucos.
A gente não vive de desenvolvimento, isso é balela, o que as pessoas querem é ser minimamente felizes. Essa história de desnevolvimento somente é boa para os donos do desnevolvimento, porque a imensa maioria da população trabalha para esses poucos e se aposentam para frequentar as filas do INSS, qual é a graça?
Desenvolvimento para quê? Destruir a Amazônia para criar boi é desenvolvimento? Só se for para o dono do boi.
Goze e relaxe, mas goze.

Anônimo disse...

Além de tudo isso, o Ministério da Educação através de pessoas que jamais ministraram aulas na vida, além de pagar muito mal os educadores, abaixa a média de aprovação dos alunos para conquistar índices. Ora, é claro e nem precisa ser muito inteligente para ver, que, índice de aprovação não é igual a aprendizagem ou aproveitamento em sala. Vamos desenvolver o país, com crianças fadadas ao objetivismo sem estimular o raciocínio, ótimo. Quem tem condições, subsidia ao filho um colégio, pagando não apenas pelo ensino, mas pela rigidez e disciplina que ainda se tem em algumas instituições privadas, e que o estimulam a raciocinar. Penso que não tem nada de paradoxal em relaxa e goza, ta mais para uma aporia. O negócio é gozar mesmo, porque relaxar nem depois do tiririca ter um projeto de AUXÍLIO ALFABETIZAÇÃO, o que obviamente seria de grande valhia para criação de gado no Brasil.

Diego

Postar um comentário